• Atividades Escoteiro

ÁRVORES DO MEU BIOMA

Ramo indicado: Escoteiro
Número de jovens: mínimo de 5
Número mínimo de escotistas: 1

1) Resumo
Esta é uma atividade multidisciplinar que apresenta aos jovens as árvores da sua região, valorizando a sua importância para o planeta. Está dividida em duas etapas: na primeira, os jovens realizam uma atividade artística para representar árvores nativas da região em que vivem; na segunda, participam do plantio de mudas e acompanham o seu crescimento, conhecendo de perto e valorizando as árvores do seu bioma.

2) Objetivos
• Conhecer algumas das árvores que fazem parte do bioma da sua região
• Reconhecer as diferentes partes de uma árvore e suas funções;
• Compreender os cuidados necessários para o desenvolvimento das plantas;
• Valorizar a conservação da natureza.

3) Materiais necessários
Para a primeira etapa:
• Livros de árvores da sua região;
• Imagens e fotos de três espécies de árvores, retiradas de revistas ou internet, que representem o bioma da sua região;
• Giz de cera, lápis de cor ou canetinhas coloridas;
• Cartolina ou folha de papel grande para montar um painel.

Para a segunda etapa:
• Mudas de árvores nativas;*
• Regador com água;
• Local para o plantio das mudas preparado com as covas já abertas.*

*Para saber como obter e escolher as mudas mais adequadas e também como preparar o plantio, consulte o anexo ‘Orientações para o plantio de mudas’ o PDF abaixo.

Baixe o PDF para visualizar a atividade completa.

CADEIA ALIMENTAR

Ramos indicados: Lobinho e Escoteiros
Número de jovens: mínimo de 20
Número mínimo de escotistas: 1

1) Resumo

Esta é uma atividade sobre a cadeia alimentar em que diversos conteúdos de diferentes disciplinas podem ser trabalhados. Através de uma dinâmica divertida, os jovens poderão representar plantas, animais herbívoros ou animais carnívoros, conhecendo de perto o papel de cada um na natureza.

2) Objetivos

• Compreender o funcionamento da cadeia alimentar;
• Reconhecer o papel dos seres vivos dentro da cadeia alimentar;
• Valorizar a conservação da natureza.

3) Materiais necessários

• Fitas de três cores diferentes para serem amarradas na cabeça ou no pulso de cada jovem. É importante que a fita seja chamativa e fique aparente quando os jovens estiverem juntos. Cada cor representa um ser vivo dentro de uma cadeia alimentar: planta, jabuti e jaguatirica – consulte a tabela nos procedimentos para saber as quantidades;
• Um apito.

Baixe o PDF para visualizar a atividade completa.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: