• Plante uma árvore

Plantar uma árvore é uma tarefa muito importante. Essa ação contribui para o desenvolvimento da biodiversidade local, ou seja, servirá de abrigo para aves, além de outras espécies de animais e plantas.

Anos indicados: todos
Número de jovens: a critério
Número de escotistas: de acordo com o número de jovens definido

Mas para que isso aconteça realmente, a muda a ser plantada deve ser de uma árvore nativa. Árvore nativa é aquela que é típica da sua região, ou seja, aquela que ocorre naturalmente na sua cidade ou estado, sendo bem adaptada ao clima, solo e animais existentes no local. Essas árvores desenvolvem uma relação harmoniosa com o meio ambiente e protegem a fauna e a flora nativas. Assim todos se beneficiam mutuamente. Além disso, é mais fácil cultivá-las, porque como já estão acostumadas com o ambiente natural da região, dificilmente são exterminadas por pragas ou pelas variações do clima local.

Antes de plantar uma árvore, procure a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) da sua cidade para obter informações sobre mudas. Na SMMA você também pode obter informações sobre o melhor local para plantá-la, como você deve preparar a terra para o plantio, qual a profundidade necessária para colocar a muda que escolheu e principalmente como conseguir autorização para o plantio, se for uma área pública, por exemplo. Feito isso, também vale a pena pensar em alguns detalhes importantes.

Baixe o PDF para visualizar a ação completa e todas as ações sugeridas.

Registre esta ação com uma foto e envie para o site da CDB para que sua ação
faça parte de um registro mundial da Onda Verde. Veja como fazer isso no link “Registre-se” do blog ondaverdefundacao.wordpress.com ou acesse diretamente o link
http://greenwave.cbd.int/en/user/register.
Após alguns anos, usufrua da sombra da sua árvore, de seus frutos ou ainda da beleza de suas
flores. Essa árvore fará parte da sua história!

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: